terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A velha lamparina ( mensagem autoajuda)

*

Cada ser humano é um narrador da própria história.  Cada um fala de seu local de conforto ou desconforto.  Nem sempre discursos  saem iguais por conta da posição   ocupada nesse grande círculo que chamo de vida. Como você tece ou descostura a sua trajetória?  Dando  voltas em torno de si mesmo(a)?!!! Veja o que podemos aprender com essa mensagem.
Certa vez um homem sábio que morava numa área montanhosa  e isolada da civilização estava a beira da morte, chamou seus três filhos que viviam brigando  entre si e disse-lhes:
_Meus filhos, estou velho  e  não tenho nada para deixar para vocês... a não ser essa velha lamparina, sabendo usá-la, não tem preço. Para não ter briga entre vocês, vou deixar cada um com uma informação. O mais velho fica com a lamparina, o do meio guardará  o segredo do combustível que a manterá acesa e o caçula receberá a instrução de como fazer o fogo.  Vocês sabem que essa lamparina não funcionará sem essa união.  Ela é a única chance de vocês saírem dessa escuridão na qual  vivem por conta da desunião. Coloque-a no centro que servirá para todos.
O filho mais velho questionou:
_Meu pai, como pode passar as informações para meus irmãos e nenhuma para mim? Eu sou mais importante que eles. Eu nasci primeiro.
O pai sorriu e já prevendo aquele questionamento, respondeu:
_ Você é tão importante que não precisa de nenhuma informação de um velho como eu... E o fato de nascer primeiro não diz muito, mas faria a diferença se fosse o primeiro a perder  vaidade...
 Em particular passou os segredos citados e  morreu. Após enterrar o pai,  o filho mais velho, sentindo-se superior aos demais  não quis  saber de união.  Sabia que na lamparina havia um resto de gás suficiente por algumas noites... E da posição que estava dissera:
_Eu tenho a lamparina acesa! E vocês me devem obediência se quiserem receber um pouco de luz.
Começou uma confusão pois os irmãos não se entendiam. Cada qual manipulando a informação em benefício próprio.  O mais novo, doidinho para acender o fogo e colocar mais lenha na fogueira...
_Como você é infantil, mano. Será que você não percebeu que dos três eu sou o mais importante? Eu posso acender um fogo na hora que eu quiser. E todos vocês dependem de mim.
O do meio que até então estava calado, começou a questionar  a sabedoria do pai. _ Para que  saber o segredo do gás sem uma lamparina?  Se  soprarmos a sua luz irá apagar... _ diz provocando o seu  irmão mais velho.
 Os três irmãos fizeram o oposto do pedido do pai. Com a briga o mais velho pegou a lamparina e escondeu dentro de um baú e colocou embaixo da cama para não iluminar os irmãos... Esquecendo-se de que ele também perdera o facho de luz e  ainda provocaria  uma tragédia atingindo mais pessoas ao entorno.
   
  Eles tiveram acesso a informação, mas nenhum conseguiu transformá-la em conhecimento, aprendizagem significativa para todos.  A chance de mudar as histórias  em nome  da satisfação pessoal foi desperdiçada. Assim como eles, muitos se comportam desse jeito. Omitem, escondem, boicotam a informação.
É preciso parar de girar em torno de si mesmo(a)! Todos nós somos iluminados pelos raios solares diariamente. Aquela luzinha  deixada no fundo do baú torna-se inútil diante da presença do Sol. Mas ao retirá-la  e fazer bom uso da sua lamparina,  o brilho será somado e você é o(a) maior beneficiado(a), pois praticar  o bem é  o caminho para a felicidade.


                                 Elisabeth Amorim/2015

* Romero Britto, Cores do Brasil. ( apenas ilustração, imagem da web)

Nenhum comentário:

Postar um comentário