sábado, 19 de setembro de 2015

Negra, sim!


Já fui sua escrava, sim senhor.
Hoje quero ser mais livre
Ainda me prendem pela minha cor.
Infelizmente, meu irmão
Sempre há pedra no caminho
Onde está o cadeado dessa corrente?
Ultrapasso obstáculos com jeitinho
Para driblar a dor
Do preconceito e da discriminação,


Sou negra, sim!
Se quiser, pode sorrir,
E até zombar de mim...

Eu faço o meu caminhar
Com garra e carinho.
Se o meu cabelo me incomodar
Quando eu quiser
Posso muito bem o alisar
E andarei como você
Com ele bem lisinho
Correndo das tempestades
Para o penteado não se desfazer...

Sou negra, sim!
Se quiser, pode sorrir,
E até zombar de mim...

Na hora que  eu desejar
Deixo meus cabelos ao natural
Mesmo que aos seus olhos preconceituosos
Minha aparência está anormal
Faço o bonde andar.
Finjo que não vejo
O seu dedo a me apontar
Com olhos arregalados
Querendo-me como um produto importado
Para numa vitrine apresentar.

Sou negra, sim!
Se quiser, pode sorrir
E até zombar de mim...

Quando deixei a senzala
Sabia que não seria fácil
Embrenhei nas cozinhas alheias
Comi o pão que o diabo amassou.
Mas minha voz não se cala
E nem meu sorriso cessou
 Negrinha para você eu fui
Negra,
Hoje sou.


Apresentava os meus  dentes brancos
A cada amanhecer nublado...
Recolhendo o meu pranto
Para mais tarde sorrir.
E dos quartinhos do fundo, 
Canto
Encanto.
E como a colorida mandala
Minha vida se pintou.
 Negra, sim!
 Senhor?! 
Que faz aqui?


De cota em cota
Aprendi também o  bê a bá
Se é o diploma que vale
Posso também ser “doutô”.
E quem sabe um dia
Você poderá notar
A inteligente mulher que sou!

Negra, sim!
Negra sou.
Se quiser, pode zombar de mim...
Ou aceitar-me sem temor.


Já provei o meu valor
Não acredita que posso ir além?
Ainda vive preso a sua escravidão
Correntes que não são do bem.
Não me olhe como coitadinha
Nem “bonequinha” do vovô
Sou apenas uma mulher
Negra, sim!
Negra, sim, senhor!
Que insiste em dizer não...
Para o machismo dissimulador
E algumas formas de dominação.



·         Imagens  do acervo de MUHA BAZILA, Projeto Odara. (ARTISTA DA BAHIA)







Nenhum comentário:

Postar um comentário