segunda-feira, 23 de maio de 2016

Ressentimento ou amor? ( Reflexão)

*

As pessoas ressentidas nascem e morrem lentamente todos os dias. Acredito que o renascimento se dá quando elas conseguem levar um grupo pelo mesmo caminho da destruição. Alimentando ódio, problema, traição ou  injustiça que só aconteceu na própria mente, mas transfere para o outro como forma de aliviar a própria consciência.
E de repente surge uma corrente de revoltados e revoltosos com o quê, mesmo? Qual é a causa da dor? Quem lhe feriu a ponto de não ser esquecido ou esquecida?  Vamos para a terapia do espelho? Esse é o exercício mais eficaz para cura dos  ressentimentos... Pelo menos eu resolvo assim, confesso... É um ato de coragem: Rememorar o que o outro me fez que me prejudicou e de que forma eu devolvi (devolvo e devolverei) a suposta traição, injustiça, seja lá o nome dado para alimentar o  meu ressentimento.
Ah, sou ressentida(o) porque fui traída(o)... Sou ressentida(o) porque ele(a) cometeu uma injustiça comigo... Sou ressentida(o) porque o meu amigo ou minha amiga não gosta dele(a)... porque... por quê?  Gente, são desculpas frágeis para  espalhar aquele sementinha estragada que conservo na memória. E o que você fez? Aliás,  o que você continua fazendo para prejudica-lo(a)?  Você notou que a sua suposta dor é no passado, mas as  suas ações para vingá-la continuam no presente e  se estenderá para o futuro? Quem tem mais motivos para ficar triste com o reflexo das atitudes tomadas?  Você ou quem você persegue? Como disse, esse exercício é um ato de coragem.
Se cada um de nós pegarmos o nosso bloquinho para anotar de que forma  é justificado os nossos atos, ficaríamos envergonhados do já fizemos em nome do “ressentimento”. Porque o que alimentamos como ressentimento, geralmente, não passa de uma fantasia que criamos e projetamos no outro para justificar o injustificável.

Já guardei muita mágoa porque tinha  o costume de olhar para o retrovisor e enxergar apenas os obstáculos na  pista, meu foco era os problemas. Quando vi que em cada caminho tive o livramento divino e pessoas me encorajando a levantar, estendendo-me a mão, a minha dor desapareceu completamente. Sinto-me curada, o amor me salvou.  Mesmo porque independente do  humor, caráter de alguém,  há um  sol  que todos os dias nasce, brilha e ilumina a todos. 
Tire a mágoa do seu coração, deixe o amor entrar de mansinho... o amor cura todas as nossas feridas.
                            E. Amorim



* imagem da web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário